IMUNOALERGOLOGIA

A Imunoalergologia diagnostica e trata problemas relacionados com alergias e com o sistema respiratório, sendo extremamente importante para o combate a potenciais doenças.
O nosso sistema imunológico envolve as células e órgãos, que ajudam o nosso corpo a reconhecer e responder a corpos estranhos dentro do nosso organismo. Assim, quando o nosso organismo encontra um corpo estranho, este envia o sistema imunológico como primeira linha de defesa. Este sistema conta ainda com o seu próprio sistema circulatório, chamado sistema linfático.

Quando o nosso sistema imunológico se torna disfuncional, os resultados podem ser bastante graves. Algumas complicações do sistema imunitário incluem:
• Alergias e Asma – reacções de hipersensibilidade às substâncias que são geralmente inofensivas
• Doença do Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) – trata-se de uma reação com risco de vida em pessoas que recebem transplante de órgãos
• Doenças de Imunodeficiência – deficiência da resistência a doenças
• Doenças Auto-imunes – doenças que fazem com que o próprio sistema imunológico ataque as células e tecidos do nosso próprio corpo por engano

Alguns alérgenos mais comuns são: o pólen, os ácaros do pó, esporos de mofo, pêlos de animais, alimentos, picadas de insetos e medicamentos. A maioria das alergias causam um corrimento nasal, espirros, prurido, erupções cutâneas, inchaço ou asma. Embora a maioria das alergias não nos mate, uma reacção grave pode colocar em risco a nossa vida e é denominada de anafilaxia.

MÉDICOS

Dra. Eugénia Almeida
M47113
Amieiro e Tocha