ENFERMAGEM

O termo enfermagem permite fazer referência a diversos conceitos relacionados com a saúde e os sistemas sanitários. Os serviços de enfermagem são prestados numa dependência ou num local para doentes ou feridos, que é a enfermaria. Por exemplo: “Vamos ter de te levar à enfermaria para que te tratem dessa ferida”, “O meu filho passou pela enfermaria depois do jogo porque lhe doía o joelho esquerdo”.

Enfermagem também é a profissão da pessoa que se encarrega de prestar cuidados e assistência aos feridos e aos doentes mediante critérios clínicos: “Vou seguir a carreira de enfermagem”, “Preciso de contratar uma pessoa especializada em enfermagem para me ajudar a cuidar da minha avó que sofre de Alzheimer”.

Ainda na mesma acepção, chama-se enfermagem ao conjunto dos estudos requeridos para obter o diploma e exercer a profissão: “A Constança concluiu os seus estudos de enfermagem e vai ingressar no hospital a partir do próximo verão”.
Pode-se dizer, em termos gerais, que a enfermagem é a ciência que se dedica ao cuidado da saúde do ser humano. Posto isto, faz parte do grupo das ciências da saúde.
Existem, de acordo com cada país, diversas especializações associadas à enfermagem. O enfermeiro supervisor, por exemplo, é aquele que é capacitado para supervisionar o trabalho e o ambiente dos profissionais de uma unidade a seu cargo. Os auxiliares de enfermagem, por sua vez, tratam de prestar cuidados mais básicos, relacionados com a alimentação e a higiene.

ENFERMEIROS:

Enf. Tânia Cardoso
Amieiro

Enf. José Agostinho
Amieiro

Enf. Telma Liberado
Amieiro

Enf. Fábio Jesus
Amieiro

Enf. Cristina Quinteiro
Amieiro

Enf. Luís Mendes
Amieiro

Enf. Bibiana Oliveira
Vilarinho do Bairro

Enf. Pedro Canas
Vilarinho do Bairro

Enf. Anabela Curto
Tocha