CÓDIGO DE CONDUTA

A conduta ética nos negócios é um factor da máxima relevância para o desenvolvimento e crescimento das empresas, e particularmente das instituições de saúde, trazendo benefícios, como sejam a atracção e fidelização de clientes/utentes, a satisfação das expectativas das partes interessadas (pessoas e entidades afectadas pelo PERONEO ou que afectam a sua actividade) internas e externas, a diferenciação reputacional, os ganhos de eficiência nos processos produtivos ou a gestão prudente dos riscos.

A gestão da ética nos negócios constitui uma ferramenta fundamental na tomada de decisões em contexto empresarial, uma vez que a grande maioria destas decisões tem, explicita ou implicitamente, algum conteúdo ético. Torna-se assim, necessários que existam instrumentos que formalizem e operacionalizem esta gestão da ética, assumindo especial importância o código de conduta. Acresce que a actual dimensão e crescimento do PERONEO e o propósito de divulgar junto das partes interessadas e do público em geral os princípios éticos que regem a sua actuação constituem motivos adicionais para a adopção de um Código de Conduta, documento em constante evolução e que se pretende sempre presente nas actividades diárias do PERONEO e dos seus colaboradores.

O Código de Conduta visa:
a) Garantir a clarificação e harmonização dos padrões de referência no exercício das actividades, auxiliando a tomada de decisão face a dilemas éticos.
b) Formalizar e divulgar os valores, princípios de actuação e normas de conduta que norteiam o relacionamento com as várias partes interessadas.
c) Contribuir para a promoção de uma cultura organizacional de cumprimento legal e de conformidade com os valores e princípios, bem como para o desenvolvimento das melhores práticas de gestão e de conduta ética.

Normas de Conduta Profissional
1. Os Colaboradores do PERONEO procedem, nas relações com os Clientes/Utentes e outras instituições, com diligência, neutralidade, lealdade, descrição e respeito consciencioso dos interesses que lhe são confiados.
2. Os Colaboradores desempenham as suas funções, qualquer que seja o tipo, cumprindo as disposições legais e regulamentares aplicáveis, bem como o normativo interno, designadamente o Código de Conduta.