CIRURGIA GERAL

A Cirurgia Geral é a especialidade base de toda a Cirurgia, da qual derivaram as diversas especialidades cirúrgicas. É a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças de vários órgãos e sistemas, como as doenças oncológicas do aparelho digestivo, endocrinológicas, metabólicas ou da obesidade e defeitos anatómicos como as hérnias, utilizando técnicas de abordagem clássicas ou minimamente invasivas como a laparoscopia.

A cirurgia geral mantém-se hoje como uma especialidade nuclear em qualquer hospital e distingue-se pelo seu vasto campo de intervenção, sobretudo na área da medicina curativa, mas também nas áreas da medicina de emergência e do trauma.

Esta especialidade trata ou colabora no tratamento das doenças benignas e malignas de vários órgãos, aparelhos e sistemas, nomeadamente as doenças do aparelho digestivo, da mama, das glândulas endócrinas, da pele e dos tecidos moles, do metabolismo, as resultantes de defeitos anatómicos ou funcionais e as resultantes de acidentes e outros traumatismos.

A evolução tecnológica dos últimos vinte anos trouxe grandes novidades no campo das técnicas cirúrgicas. Os cirurgiões gerais souberam acompanhar e promover esta inovação e utilizam hoje, para além das técnicas de abordagem cirúrgica clássica, técnicas modernas, minimamente invasivas, nomeadamente a cirurgia vídeo assistida / laparoscópica.

MÉDICOS

Dra. Ana Bento
Cédula M
Amieiro