ACUPUNTURA

Acupuntura é a estimulação de pontos específicos do corpo, localizados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas a fim de se obter o efeito desejado.

Os pontos de Acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas a fim de estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o hipotálamo e a hipófise na base do cérebro.

Estudos mostram que o estímulo pela acupuntura pode acionar o hipotálamo e as glândulas pituitárias, responsáveis pela liberação de endorfinas e neurotransmissores, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumentando a taxa de secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando a função imunológica.

Estima-se que as endorfinas são 200 vezes mais potentes do que a morfina. As endorfinas também desempenham um papel importante no funcionamento do sistema hormonal. É por isso que a Acupuntura é indicada e extremamente eficiente para as dores nas costas, artrites, infertilidade, etc.

As substâncias liberadas nas sessões de Acupuntura não só causam relaxamento em todo o corpo, como também regulam a serotonina no cérebro. É por isso que a depressão é muitas vezes tratada com Acupuntura.

Alguns exemplos de efeitos fisiológicos observados ao longo de tratamento contínuo são a redução de inflamações, o alívio da dor, bem como de espasmos musculares, além do aumento da contagem de células T, que estimulam o sistema imunológico.

TÉCNICOS:

Enfª Cristina Quinteiro
Amieiro, Tocha e Granja do Ulmeiro

Enfª Mafalda
Amieiro

Tecª Patrícia Catarino
Vilarinho do Bairro